EVANGELISMO VIRTUAL, EU APOIO ESTA IDEIA!

Encontrada carta de amor de mais de dois mil anos

Postagem Apaixonante do Blog: do A TENDA NA ROCHA 



 Wilma Rejane


São três histórias sobre cartas de amor. Uma foi escrita em 1934 e encontrada recentemente, a destinatária nunca chegou a ler o conteúdo. A outra carta foi encontrada em Abril de 2013, na Espanha e data de aproximadamente 300 anos, acredita-se que foi lida e escondida por ser um caso de amor proibido. A terceira carta é a mais antiga, ela foi escrita para você, espero que leia todo o artigo e conheça a história das três cartas, especialmente da que é destinada a você.


A história da primeira carta:

Uma misteriosa carta de amor enviada em 1934 foi encontrada em Durham, na Carolina do Norte (EUA), 76 anos depois de ser postada no correio de Salem, na Virgínia (EUA). Intacta, a mensagem destinada a Margaret Davey foi achada pelo diretor de operações da Universidade de Duke. Mike Trogdon ficou intrigado e foi à caça do destinatário.

Dentro do envelope havia um cartão desenhado com corações, uma girafa e a mensagem: "na corrida pelo meu amor, você ganhou por um pescoço longo. Então seja meu querido". Ao final, a remetente se identificava como Joyce.



Ao pesquisar nos arquivos da universidade, Trogdon descobriu que Margaret Davey se formou em enfermaria no ano de 1935 e se casou com um soldado da Segunda Guerra Mundial.

Quando o diretor foi até a casa de Margaret, foi informado de que ela morreu em janeiro deste ano, aos 96 anos.Dois meses antes da descoberta da mensagem.

Ao mostrar a mensagem para os filhos da enfermeira, outra revelação: a remetente estava viva e era uma sobrinha distante de Margaret.

Joyce está com 82 anos e se emocionou ao rever sua declaração de amor para a tia. "Ela era a minha preferida", disse a senhora.

A história da segunda carta em vídeo:"É por vossa mercê que ardo de amores"...



Terceira carta, a mais antiga:" Morri por amor a ti e revivi pelo mesmo motivo"






Essa carta é chamada de Bíblia, foi escrita há mais de dois mil anos,  compilada em forma de 66 livros, 1.189 capitulos e 31.103 versiculos. É dificil de acreditar que alguém tenha tido tanto tempo e paciência para escrevê-la. É a maior carta de amor da história e também a mais preciosa. Ela foi selada na cidade de Jerusalém, com sangue. 

O Remetente, morreu de amor pelos destinatários e depois reviveu pelo mesmo motivo. A carta conta essa história e revela todo o mistério do Reino a qual pertencia o Inocente sacrificado em uma cruz. Seu nome era Jesus, Ele era o Remetente. O destinatário, é você. Em cada linha dessa carta Ele diz que te ama e te amará eternamente.

Leia a carta enquanto pode, passe as folhas lentamente e em oração. Leia a história do moço que morreu por sua causa, ela está na parte chamada Novo Testamento, depois que tiver compreendido o motivo da carta, do selo com sangue, volte até a primeira parte da carta chamada Antigo Testamento. 

No Antigo Testamento, você encontrará muitas coisas que talvez não compreenda, mas não esqueça, a carta é para você, e fala de amor, mesmo quando o assunto é guerra. Fala de vida, mesmo quando existe morte. Porque em nenhuma outra carta as letras têm tanto poder, nenhuma outra carta faz árvore seca reviver e mortos partirem para glória para com Deus viver.

Nessa carta todos os versos são lindos, mas vou escolher um apenas:

João 3:16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. "

Essa declaração de amor é para você, porque o Remetente quer que tenhas a vida eterna ao lado Dele, onde toda lágrima será enxugada e todo sofrimento cesará, dando lugar a uma alegria indescritível.  O Remetente, que ressuscitou, pode ser encontrado através da Carta, nela está seu endereço.  E Ele aguarda não apenas sua visita, mas sua companhia diária, ou melhor eterna.


O Remetente, Ele quer aquecer seu coração nos dias frios e te dar a paz em um mundo tão atribulado. Ele tem todo poder para isso.

Você já encontrou essa carta? O que está esperando?


Fontes:

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 5 - Revista da CPAD - do CLUBE DA TEOLOGIA de Marcos Andre - Professor



Conflitos na Família

Data: 5 de Maio de 2013

TEXTO ÁUREO

“Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” Mq 7.7.



VERDADE PRÁTICA

Se buscarmos a graça de Deus e exercermos o amor que Ele nos concedeu, poderemos resolver todos os conflitos que surgirem em nossa família.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE



Efésios 5.22-30.


22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 - Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 - Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 - Porque somos membros do seu corpo.


INTRODUÇÃO

Os conflitos familiares vêm de tempos imemoriais. No Éden, antes da Queda, havia um ambiente perfeito: harmônico e amoroso. Mas o casal, ouvindo o tentador, perdeu a doce comunhão com Deus, e a consequência não podia ser outra: o início de sérios conflitos familiares. A boa nova para os nossos dias é saber da possibilidade, em Cristo, de equacionarmos os problemas que, às vezes, afetam a família cristã.


I. DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES



1. Temperamentos diferentes.

Dentre os vários motivos existentes para justificar os desentendimentos entre os cônjuges, o que mais se destaca é o temperamento. Segundo os psicólogos, temperamento “é a combinação de características inatas que herdamos dos nossos pais que, de forma inconsciente, afetam o nosso comportamento”. De acordo com o conceito popular, podemos dizer que o temperamento é a maneira própria pela qual reagimos aos diversos estímulos e situações que se nos apresentam cotidianamente (Gn 25.27). Mas, pelo amor, podemos (e devemos) vencer todas as nossas diferenças, a fim de que tenhamos um casamento feliz (1Pe 4.8).


2. Fatores que trazem conflitos.
Diversos são os fatores que desencadeiam conflitos no lar. Eis alguns deles:

a) Falta de confiança. O casamento só tem sentido quando é estabelecido na plena confiança do amor verdadeiro, pois o amor folga com a verdade (1Co 13.6). Quando há amor entre o casal não há motivos para desconfianças ou ciúmes (1Co 13.5b). Há quem pense que o ciúme desenfreado é prova de amor. Grande engano! É loucura que pode, inclusive, colocar em risco a estabilidade conjugal.

b) Tratamento grosseiro. Onde o Espírito Santo se faz presente há perfeito amor, paz, alegria e longanimidade, que é a paciência para se suportar as falhas alheias (Gl 5.22). Uma das formas de demonstrarmos o fruto do Espírito é vista na maneira como usamos nossas palavras, pois a palavra branda joga para longe o furor. Mas os conflitos entre os cônjuges suscitam ira, ódio e destruição (Pv 15.1). E a forma com que tratamos uns aos outros é vista por Deus como uma referência para designar quem é sábio ou não, pois a sabedoria é manifesta em obras de mansidão (Tg 3.13).

c) Dívidas. As dívidas ocasionam muitos conflitos familiares, chegando até mesmo a terminar um relacionamento conjugal. Quando uma pessoa se endivida não pensa em mais nada a não ser nas dívidas. Algumas pessoas até adoecem. Assim, precisamos ouvir a Palavra de Deus e nada dever a ninguém (Rm 13.8). Através de um planejamento eficiente, bom senso e autocontrole podemos fugir das dívidas. Faça isso para o bem-estar da sua família (Pv 11.15; 22.7,26)!

d) Infidelidade. Quando o cônjuge encobre a sua conduta pecaminosa o pecado vem a público inesperadamente (Lc 12.2). O casamento sofre um duro golpe, os filhos ficam sem direção e a família transtorna-se. É imperativo que os cônjuges evitem, a todo o custo, o envolvimento extraconjugal. Além de ser um grave pecado contra Deus, é uma ofensa contra o cônjuge, filhos e filhas (ler Pv 5.3-6). A infidelidade contra o cônjuge é infidelidade contra Deus.


II. ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS PAIS



1. A mulher no mercado de trabalho.
Devido às modernas demandas sociais, a mulher deixou de se dedicar exclusivamente às funções domésticas, e passou também a exercer funções em empresas e organizações diversas, ocupando a maior parte do seu tempo em atividades profissionais. Mas essa mudança tem trazido sérias consequências. Há mais de uma década, para cada dez homens que morria de infarto, apenas uma mulher sofria desse mal. Hoje, o número de mulheres que morre desse mal subiu para quatro.


2. A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos.
Sem a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas. Muitas vezes elas convivem com pessoas que não têm a menor capacitação para educá-las. Por outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em frente da “babá eletrônica”, a televisão, ou com a “mestra eletrônica”, a internet. Ali, são “educadas” pelos heróis artificiais. As figuras do pai e da mãe presentes estão cada vez mais escassas. Tal ausência é sentida quando os nossos filhos entram na adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas.


III. MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS



1. Educação prejudicada.
A melhor escola ainda é o lar. Precisamos ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos na admoestação do Senhor (Ef 6.4; Pv 22.6). Infelizmente, o excesso de ocupação dos pais relegou a educação dos filhos às instituições educacionais. Esperando que tais entidades construam o caráter dos seus filhos, os pais ignoram a família como instituição responsável pela formação espiritual e moral da criança. Muitos não acompanham a rotina escolar dos filhos e sequer a filosofia pedagógica adotada pela instituição de ensino.


2. Quem são os professores?
Infelizmente, são graves os prejuízos à nação na área educacional. Os “mestres” das crianças, hoje, são os artistas e as empresas de telecomunicação. É comum ver as nossas crianças e adolescentes prostrados diante da TV, consumindo todo tipo de má educação. Mas é raro vê-los nos cultos de oração e ensino da Palavra. Que a igreja local invista nos professores de Escola Dominical. Que os professores da Escola Dominical se preparem eficazmente para o grande desafio de ensinar a Palavra de Deus num mundo que jaz no maligno (Rm 12.7).


3. Falta de estrutura espiritual e moral.
A ausência de Deus é o inimigo número um do lar. É essencial que aqueles que constituem família convidem Jesus, o maior educador de todos os tempos, a estar presente em seu lar. É indispensável que os pais, com a assistência da Igreja, optem por servirem a Deus, contrariando as propostas do mundo (Js 24.15). Realizemos o culto doméstico e, juntamente com os nossos filhos, estudemos a Bíblia. Não nos esqueçamos: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1).


CONCLUSÃO

Sempre haverá conflitos nas relações familiares, mas a família cristã precisa saber como contornar tais conflitos à luz da Palavra de Deus. Com o amor verdadeiro no coração, poderemos não somente vencer, mas igualmente evitar os conflitos. Basta ter a Jesus como o hóspede de nosso lar.

QUAL O SIGNIFICADO VERDADEIRO DA PALAVRA MINISTÉRIO?


  CRIEI O BLOG MINISTÉRIO DE EVANGELISMO VIRTUAL, COM O INTUITO DE INCENTIVAR OS CRISTÃOS A EVANGELIZAREM PELA INTERNET, ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS QUE TEM GRANDE ALCANCE EM NÍVEL MUNDIAL, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE SITE, QUE PESSOAS DE OUTROS IDIOMAS CONSEGUEM LER AS POSTAGEM EM SUA LÍNGUA ATRAVÉS DO TRADUTOR DE LINGUAGEM, E SEGUIR O QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS ORIENTA ATRAVÉS DE SUA PALAVRA QUE DIZ EM SEGUNDO TIMÓTEO 4.2 -A; Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo.
 COMO RECEBO CRÍTICAS DE PESSOAS QUE NÃO PAGAM MINHAS CONTAS E TAMBÉM NÃO TEM O PODER DA ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA QUE SIGNIFICA LER MEUS PENSAMENTOS, (ONISCIÊNCIA); E ONIPRESENÇA QUE SIGNIFICA: (PODER ESTAR NO MEU QUARTO OU DENTRO DA MINHA CASA CONTEMPLAR MINHA VIDA); PODERES QUE SÓ DEUS TEM.DEUS É ONISCIENTE, LER TODOS NOSSOS PENSAMENTOS SENTIMENTOS; ONIPRESENTE, ESTÁ EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO CONSEGUE VER TUDO E TODOS QUANDO ESTAMOS SÓS, E ONIPOTENTE TEM TODO O PODER. 
  O HOMEM NORMAL SÓ TEM O PODER DO: (ACHISMO); EU ACHO QUE ELA OU ELE TÁ PENSANDO, EU ACHO QUE ELE OU ELA ESTÁ ERRADO, EU ACHO QUE SOU MAIS SANTO DO QUE ELE OU ELA, EU ACHO QUE ELE OU ELA NÃO PODE E ASSIM POR DIANTE. CONSIDERAM-SE SEMI DEUSES AFIRMANDO QUE SABEM QUE VIDA VIVEMOS SEM SABER QUANTAS LÁGRIMAS DERRAMAMOS PERANTE DEUS.
   NÃO SABEM O QUE É SER BLOGUEIRO CRISTÃO, QUE NÃO GANHAMOS NADA, MAIS TEMOS PAIXÃO POR QUE FAZEMOS. PESSOAS CRITICANDO SOBRE O USO DA PALAVRA MINISTÉRIO, FUI PESQUISAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA "MINISTÉRIO"; PARA VER SE ESTAVA APLICANDO DE FORMA ERRADO NO TÍTULO DO BLOG, E ASSIM TIRAR A PALAVRA MINISTÉRIO SE POR ACASO ESTIVESSE APLICADO DE FORMA INEQUÍVOCA, POIS PARA MIM MINISTÉRIO SIGNIFICA TRABALHO E NADA MAIS, PECADO É ESCREVER QUE FAÇO PARTE DE MINISTÉRIO DE LOUVOR SE NÃO SOU LÍDER DE LOUVOR, OU MINISTÉRIO PASTORAL SE NÃO SOU PASTORA, POIS A MINHA PAIXÃO É EVANGELIZAR PELA WEB. VOU COLOCAR ABAIXO A CONCLUSÃO O SIGNIFICADO DA PALAVRA "MINISTÉRIO":
 PRIMEIRO DO DICIONARIO PORTUGUÊS: SERVIR: NO SENTIDO LITERAL; SERVIR É AJUDAR, AUXILIAR, CUIDAR DESEMPENHAR QUALQUER FUNÇÃO, APROVEITAR-SE, DAR, FORNECER, MINISTRAR, OFERECER.




  SIGNIFICADO DA PALAVRA MINISTRO OU MINISTÉRIO EM GREGO:HUPERETES: ERA A PALAVRA GREGA PARA DESIGNAR AQUELE QUE REMA, PORTANTO, O MEMBRO DA TRIPULAÇÃO DE UM NAVIO. MAS REFERIA-SE TAMBÉM A QUALQUER SERVIÇAL. O TERMO DESIGNA O OFICIAL DE JUSTIÇA EM MATEUS 5:25; PORTANTO O OFICIAL DE JUSTIÇA APENAS ENTREGA A INTIMAÇÃO PARA O CONDENADO, ASSIM COMO O MINISTRO DE EVANGELISMO VIRTUAL ENTREGA A PALAVRA DE DEUS, AGORA CABE AO INTIMADO COMPARECER OU NÃO.
 OSSERVENTUÁRIOS, EM MATEUS 26:58; O MINISTRO É O ASSISTENTE DA SINAGOGA
 EM LUCAS. 4:20, O SERVO O AUXILIAR
 EM ATOS 13:5 
 É COMO SE PAULO DISSESSE: QUE HOMENS NOS CONSIDEREM COMO SERVIÇAIS DE CRISTO. MUITO BEM TRADUZ A BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE; VOCÊS NOS DEVEM TRATAR!; "COMO SERVIÇAIS DE CRISTO.
 E FINALMENTE O TERMO LEITORGOS QUE ESTÁ EM ROMANOS 15:16;E Fp.2:25; A PRINCIPIO INDICAVA O ATO DE FAZER OBRAS PÚBLICAS; FAZER SERVIÇO PARA O POVO. A FORMA MAIS ANTIGA DO TERMO É COMPOSTA DE LAOS(POVO) E ERGON (TRABALHO). DAI VEIO O SIGNIFICADO, "COMO SERVIDORES DE CRISTO"
PORTANTO TODOS NÓS SOMOS MINISTRO DE CRISTO, TODOS QUE CONSIDERAM-SE SERVOS SÃO MINISTROS, ENQUANTO NÃO PRIVATIZAREM O EVANGELHO DO SENHOR JESUS CRISTO ESTAREI USANDO O NOME MINISTÉRIO DE EVANGELISMO VIRTUAL, POIS MINISTRO É A PALAVRA QUE DEFINE BEM QUE SOU, APENAS SERVO, APENAS SERVO E NADA MAIS, NUNCA TIVE INTENÇÃO DE TORNAR-ME SÓCIA DE DEUS, VICE DEUS OU COISA PARECIDA, ENQUANTO VIVER NESTA TERRA VOU SER SERVA, DO DEUS VIVO.
 ENTÃO NO SENTIDO LITERAL TODOS QUE PRESTAM SERVIÇO EXERCEM SEU MINISTÉRIO, UM MÉDICO, UM LIXEIRO, UMA EMPREGADA DOMÉSTICA, UM GARI, TODOS SÃO PRESTADORES DE SERVIÇOS.
  UMA MULHER OU HOMEM CRISTÃO, QUE DEDICA SUA VIDA PARA CUIDAR DOS SEUS FILHOS, ENSINANDO A CRIANÇA ANDAR NOS CAMINHOS DO SENHOR, COM UMA VIDA DEDICADA EM JEJUM E ORAÇÃO EM FAVOR DOS SEUS FILHOS, OU EM FAVOR DE SUA FAMÍLIA, IRMÃOS(AS), PAIS, SOBRINHOS(AS), TIOS(AS), (AVÓS); ESTÃO EXERCENDO UM MINISTÉRIO AQUI NA TERRA, SE CONSIDERARMOS O SIGNIFICADO ORIGINAL DA PALAVRA MINISTÉRIO.
 ESPERO QUE ESTE TEXTO ESTEJA BEM CLARO NO WIKIPÉDIA TAMBÉM TEM O SIGNIFICADO DE PALAVRA MINISTÉRIO. 
 É MUITO CONSTRANGEDOR PARA MIM ESCREVER UMA POSTAGEM COM ESTAS PALAVRAS NUM BLOG DE EVANGELISMO. MAIS ESPERO NÃO ESCREVER MAIS,  POIS A VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ PRÓXIMA, E NÃO QUERO MAIS PERDER TEMPO COM PALAVRAS OU PESSOAS VÃS. 
    ERNESTINA - TINA; TENDO POR CERTO ISTO MESMO, QUE AQUELE QUE EM VÓS, (MIM); COMEÇOU A BOA OBRA APERFEIÇOARÁ ATÉ AO DIA DE JESUS CRISTO.
   FILIPENSES 1:6

BLOGUEIROS EVANGÉLICOS & AMBIÇÃO, RELIGIÃO E FÉ!


   ANTES DE INICIAR ESTE TEXTO QUERO INFORMAR QUE NÃO SOU HIPÓCRITA EM DIZER QUE NÃO QUERO SEGUIDORES PARA OS MEUS BLOGS, VISITANTES E PARCERIAS, QUERO SIM!; E QUE VENHAM; SEJA PARA CRITICAR, OU ABENÇOAR.
   FIQUEI SABENDO DE ALGO NO MEIO DOS BLOGUEIROS EVANGÉLICOS QUE DEIXOU MEU CORAÇÃO EXTREMAMENTE ABATIDO; PROGRAMAS QUE INSTALA NO PC QUE ACELERA O CONTADOR DE VISITA DO BLOG, CONVERSANDO COM UM BLOGUEIRO CONTANDO A HISTÓRIA DO MEU PRIMEIRO BLOG http://vivendopelafe-tinadejesus.blogspot.com QUE NO PRIMEIRO ANO DE CRIAÇÃO TEVE 2 MIL VISITANTES E QUE NO SEGUNDO ANO ME SURPREENDI COM O TOTAL DE 10 MIL VISITAS A MAIS, ESTA PESSOAS ME DISSE:
   TEMOS UM PROGRAMA VOCÊ TERÁ 10 MIL VISITANTES POR DIA EM SEU BLOG, AÍ EU PERGUNTEI:
   SE FOR PESSOAS REAIS VISITANDO VALE A PENA MAIS SE FOR ACELERADOR DO CONTADOR, NÃO É CERTO!; A MAIORIA DAS PESSOAS MOSTRARAM-SE INDIGNADOS COM A MINHA INTERROGAÇÃO; GOSTARIA QUE ALGUM BLOGUEIRO QUE ENTENDE DE TECNOLOGIA ME EXPLICASSE SOBRE ESTE PROGRAMA. MESMO QUE DIRECIONE PESSOAS AO MEU BLOG, DO QUE ME ADIANTA SE ELAS ENTRAM E SAI E NÃO LEEM AS POSTAGENS?
 ESTE DIAS FIQUEI MOMENTOS EM MEU BLOG CONTEMPLANDO UM VISITANTE DE OUTRO PAÍS, POIS APARECE UMA PEQUENA BANDEIRA NO CONTADOR, É UMA EMOÇÃO INDESCRITÍVEL, INEXPLICÁVEL, SER BLOGUEIRO EVANGÉLICO REQUER TEMPO, DE PESQUISA, LEITURA DE ARTIGOS DE TERCEIROS A SEREM POSTADOS COMO É O CASO DO MEU BLOG QUE É DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS DE MISSÕES, POIS NÃO SOU MISSIONÁRIA, APENAS UM SIMPLES VASO NAS MÃOS DO CRIADOR QUE TEM O PRIVILÉGIO DE DIVULGAR TRABALHO DE AGÊNCIA DE MISSÕES, E MISSIONÁRIOS(AS) QUE ESTÃO NO CAMPO LEVANDO A SAGRADA SEMENTE DO EVANGELHO, BLOGUEIRO NÃO GANHA DINHEIRO ALGUM A MAIORIA DAS VEZES CRÍTICAS E DESTRUTIVAS DE PESSOAS QUE NÃO PAGAM NOSSAS CONTAS; VIDA DE BLOGUEIRO CRISTÃO DE VERDADE É PAIXÃO DE ANUNCIAR O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO PELA INTERNET.
  GOSTARIA QUE A COMUNIDADE BLOGOSFERA REFLETISSE UM POUCO, SOBRE A QUESTÃO DE PECAR, E VIVER MASCARADO, VER UM CONTADOR DE VISITAS COM UM MILHÃO DE VISITANTES SENDO QUE NA REALIDADE UMA OU DUAS PESSOAS LERAM SEUS ARTIGOS.
  CRIEI UM BLOG PESSOAL A VOZ DO CORAÇÃO, NA FINALIDADE DE GUARDAR ALGUMAS COISAS QUE GOSTO NA WEB, CASO MEU PC VENHA A PARAR OU ENTRAR ALGUM VÍRUS E PERDER OS DADOS COMO FOI O CASO DO BLOG EBD, E EVANGELISMO EFICAZ, QUE GUARDO, POSTAGENS DE BLOGS DE TERCEIROS PARA PESQUISA PESSOAL, E PARA MINHA ALEGRIA SÓ O VOZ DO CORAÇÃO SÃO MAIS DE 5 MIL VISITANTES, SEI QUE PARA MUITOS O NÚMERO É PEQUENOS POIS CONHEÇO BLOGS QUE TEM MAIS DE 80 MIL VISITAS E REAIS SEM ACELERADOR DE CONTADOR, E A EMOÇÃO DO BLOGUEIRO É SABER QUE ALGUÉM ENTROU EM SEU BLOG PARA LER SEU ARTIGO, NÃO PARA AUMENTAR O NÚMERO DO CONTADOR, TEMOS ALEGRIA DE RECEBER VISITANTES, SEJA PRA CRITICAR OU ELOGIAR, POIS PODEMOS CRESCER EM MEIO A CRITICAS CONSTRUTIVAS, GOSTARIA QUE OS BLOGUEIROS CRISTÃOS DISCUTISSEM ESTE ASSUNTO, SE REALMENTE ESTE PROGRAMA QUE INSTALA NO BLOG DIRECIONA LEITORAS, PEÇO DESCULPAS SINCERAS, MAIS SE É UM ACELERADOR VOCÊ COM CERTEZA VAI PARA O INFERNO, POIS QUEM ENTRE NO BLOG E VER ESCRITO 100 MIL VISITAS FICA ADMIRADO DE TANTOS LEITORES SEM SABER QUE ESTÁ SENDO ENGANADO. LI UM TEXTO DE CHARLES HADDON SPURGEON QUE GOSTARIA QUE TODOS BLOGUEIROS REFLETISSEM:; ERNESTINA - TINA

 Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus vestindo uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço; e, se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? C. H. SPURGEON

JOGOS MORTAIS - PEÇA TEATRAL PARA JOVENS, FONTE: TEATRO CRISTÃO

JOGOS MORTAIS

JOGO DA VERDADE - Teatro Cristão Adolescentes e jovens da igreja estavam reunidos para assistir um filme. O equipamento estragou, resolveram brincar do “Jogo da Verdade”. As máscaras começaram a cair, aquelas vidas “certinhas” que aparentavam, escondiam comportamentos reprováveis.
Um a um vai se propondo a mudar de vida, um recomeço de acordo com os ensinamentos bíblicos.
Thiago foge da verdade, estava envolvido com tráfico... Vacilou, morreu.
Adaptação da peça "Dupla Face", de Autor Desconhecido.

Jogos mortais, jogando com a verdade ou a mentira. Matando o ser carnal ou o ser espiritual.

Há outra peça JOGOS MORTAIS  Adaptação do filme homônimo.
Personagens: Lucas (O dono da casa), Denise e Cláudia (irmãs), Letícia, Adriana, Anderson, Thiago – todos evangélicos – Sérgio (ateu, amigo do irmão de Lucas) e André (evangélico, irmão de Lucas). Todos são jovens/adolescentes.
Base Bíblica: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; (Colossenses 3:5).
ATO I – AS APRESENTAÇÕES
(Todos os intérpretes deverão estar sentados na plateia conforme forem anunciados, vão levantando e se apresentando como num desfile).
NARRADOR: Dizem que o diabo gosta de brincar com as pessoas, o pior é que muita gente cai no jogo sujo dele e depois não entende porque...
Todos sabem que o diabo é mentiroso, derrotado, que veio para roubar, matar e destruir, mas quantos de nós estamos dando ouvidos as suas mentiras? Ou pior, quantos de nós, estamos vivendo suas mentiras?
Ah a mentira! Como é doce seu começo, mas quão amargo é o seu final!
Hoje você vai conhecer alguns jovens, que participarão do jogo que mudará as suas vidas:
Lucas um jovem bacana, cheio de amigos, aquela pessoa que você faz questão de chamar para todos os eventos. Ele é legal, inteligente e apaixonado por internet! Hoje ele convidou a galera da Igreja para assistir um filme na casa dele, dá só uma olhada nos convidados (Lucas chega com os DVDs na mão, e enquanto o pessoal se junta a ele, ficam discutindo “em off” qual é o melhor filme).
Anderson, ele é tímido, mas muito gente boa, diz por aí que ele vai muito em evento mundano, mas deixa pra lá, é tudo inveja e intriga da oposição mesmo!
Letícia ela é romântica, gosta de rosa e de conversar, aliás o seu maior hobbie é bater papo na internet.
Denise e Cláudia elas são irmãs, brigam bastante e de vez em quando passam dos limites, mas são legais, Denise a mais velha é muito simpática, porém não dá bola para os meninos da Igreja e Cláudia, a caçula ama passear no shopping e ouvir música.
Juntando-se ao time, tem a Adriana, ela é meio metida, não conversa com muita gente, sonha em casar com um cara rico e inteligente, mas tirando isso ela é até legal.
E por fim, mas não menos importante, nada mais, nada menos que ele, o garoto mais famoso do grupo, as meninas se estapeiam por ele, os meninos morrem de inveja, o mais popular, o mais requisitado, Thiago!
E então, “que comece o jogo”.
ATO II – O EMPECILHO
LUCAS: E então, vocês decidiram que filme vamos assistir?
LETÍCIA: “Um Amor pra Recordar”, é claro! É fofo, romântico e fora que o Landon é lindo!
DENISE: Ah não, o menino pode até ser bonito, mas não é crente, eu sou mais a Galinho Chicken Little, é tão fofo.
THIAGO: Ah não, vamos assistir “Jogos Mortais II”, irado!
ANDERSON: Tô com o Thiago, “Jogos Mortais”, é o que há.
LUCAS: E você Cláudia, qual escolhe?
CLÁUDIA: “Um Amor para Recordar”.
DENISE: Você sempre do contra né?.
CLÁUDIA: Lógico Denise, você é cheia de ideias infantis.
DENISE: (irônica) Falou a adulta!
LUCAS: Vocês não vão começar a brigar né? (pausa) E você Adriana?
ADRIANA: Ah, eu preferia “As Patricinhas de Beverly Hills”, ou “Meninas Malvadas”, mas já que não tem, vai qualquer um mesmo.
LUCAS: Eu voto em “Jogos Mortais II”.
THIAGO: Isso ai, ganhamos, “que comece o jogo”!
LETÍCIA: Ah não Lucas, esse filme é muito violento, vamos assistir “Um Amor pra Recordar” mesmo.
LUCAS: Ah, mas vocês não se decidem mesmo heim? Vamos fazer assim então, a gente assiste “Um Amor pra Recordar” agora e depois que as meninas forem embora, a gente vê, “Jogos Mortais II”, fechado?
THIAGO: Fechado.
ANDERSON: Ah, tá certo então.
LUCAS: Fechou então, eu vou colocar o DVD.
(Enquanto as meninas comentam, Lucas tenta colocar o DVD)
LETÍCIA: Ai, já vou me preparar pra chorar! É tão lindo!
CLÁUDIA: “Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo, mas posso senti-lo”.
LETÍCIA: E quando ele registra a estrela no nome dela? Tão romântico.
CLÁUDIA: E quando ele dá o suetter de presente então? Tão fofinho.
THIAGO: Sou mais o Jigsaw, falando “quero jogar um jogo”.
LUCAS: Gente, sem querer ser estraga prazer, mas o DVD não está funcionando.
(Nisso começa a cair uma forte chuva)
ADRIANA: Isso que dá comprar produto falsificado, se fosse como eu que só compra no shopping.
DENISE: Não fala besteira, Adriana.
LETÍCIA: Fala sério Lucas, você tá brincando né?
LUCAS: É sério, Lele. Não tá funcionando de jeito nenhum.
THIAGO: Você ligou na tomada?
LUCAS: Dããã, é claro né.
CLÁUDIA: E agora? Pra ajudar ainda tá chovendo, ninguém merece.
(Toca a campainha)
LUCAS: Temos companhia. Deixa eu ir ver quem é. (pausa) Oi Sérgio.
SÉRGIO: Oi Lucas, seu irmão tá em casa?
LUCAS: Tá não, mas entra aeh, daqui a pouco ele tá aí.
SÉRGIO: (dá uma olhada dentro da casa, vê os amigos evangélicos) Não, melhor não, eu volto mais tarde.
LUCAS: Não cara, entra ai, vai ficar tomando chuva?
SÉRGIO: (relutante) Tá certo.
LUCAS: Pessoal, esse aqui é o Sérgio, amigo do meu irmão. Sérgio, esses aqui são meus amigos da Igreja.
ADRIANA: De qual Igreja você é?
SÉRGIO: De nenhuma, eu sou ateu e detesto crente.
ADRIANA: Nossa que estresse, você tá precisando de umas boas comprinhas no shopping, hanni (pausa), mas assim, porque que você não gosta de crente?
SÉRGIO: (olhando para Letícia) Nem queira saber.
LUCAS: Tá, e agora, o que a gente vai fazer? O DVD queimou e nem dá pra sair por causa da chuva.
THIAGO: “Quero jogar um jogo”.
ANDERSON: Boa, cadê o baralho?
DENISE: Ai que coisa mais mundana!
THIAGO: Que frescura Denise, o que, que tem?
DENISE: Tem que não convém, vamos brincar de jogo da verdade.
CLÁUDIA: Ai que infantil!
LETÍCIA: É melhor nós ficarmos orando.
LUCAS: Ah, pode ser legal gente, nós aproveitamos e nos conhecemos melhor.
ADRIANA: Depois eu que fujo de oração, heim, Lucas! (risos). Mas é melhor que do que ficar olhando um pra cara do outro, vamos fazer uma bola papel, ai vamos passando pra ver quem responde, ok?
LUCAS: Ok.
THIAGO: “Que comece o jogo”.
LUCAS: A Denise deu a ideia, então, ela começa.
DENISE: Tá certo, a única regra do jogo é que só pode falar a verdade. Certo?
TODOS: Certo.
DENISE: Você não vai participar, Sérgio?
SÉRGIO: Não.
DENISE: Tá bom então, (conforme for fazendo a pergunta, vai jogando a bola) Anderson, você está sempre na Igreja, não falta em nenhum culto, mas também vai em diversos eventos mundados, você não se deixa influenciar?
ANDERSON: Não, é tranquilo, eu vou e fico na minha. Cláudia, eu te admiro tanto (pessoal fica zoando) acho legal você mesmo sendo nova, é tão certinha, fiel e tal, o que você faz para se manter assim?
CLÁUDIA: Ah, eu oro muito, jejuo e principalmente fico longe de tudo que vem do mundo.
DENISE: (irônica) Deus tá vendo!
CLÁUDIA: O que você está insinuando, heim?
DENISE: Você sabe muito bem.
LUCAS: Meninas, não vão brigar vai, é só um jogo.
CLÁUDIA: Tá bom. Lucas, você é tão legal, super amigável, conversa com todo mundo, mas dizem as más línguas que você gosta da Rebeca, é verdade?
THIAGO: “Você está com medo?”
LUCAS: (sem graça) É vai, é verdade. Sérgio, agora é sua vez (joga a bola).
SÉRGIO: Eu já falei que não quero participar! (joga a bola para o canto, Adriana pega a bola).
LUCAS: Calma cara, é só um jogo, é só dizer a verdade e pronto.
SÉRGIO: Quem vê assim vocês são verdadeiros.
CLÁUDIA: Sérgio, nós somos crentes, só falamos a verdade.
SÉRGIO: Ah, sei. É óbvio que vocês falarão somente o que for conveniente. (pausa, pega a bola bruscamente da mão de Adriana e joga em Letícia). E aí Letícia, gostou dos pegas que eu te dei semana passada?
(Letícia permanece calada, assustada, enquanto ninguém sabe ao certo o que falar)
DENISE: (risos) Para gente, tá na cara que ele tá inventando isso.
LUCAS: Poxa Sérgio, tudo bem você não queria brincar, mas também não precisa ficar ofendendo né?
SÉRGIO: Ofendendo, eu? Vocês é que me ofendem com tanta hipocrisia!
CLÁUDIA: Não fala besteira Sérgio, você nem conhece a Letícia. Aqui todo mundo sabe que a Lele não faria isso.
SÉRGIO: (irônico) Pra você ver como são as coisas, lá na sala de bate-papo, todo mundo sabe que a Letícia é fácil.
(Letícia se levanta, pega a bolsa para ir embora)
ADRIANA: Quem diria heim? Logo a Lele que se fazia de tão santa?
LETÍCIA: (levanta a máscara) Quem é você pra falar de mim, sua patricinha? Você é muito pior do que eu, ou você não acha que eu não vejo você ficando com tudo quanto é menino que vem de outra Igreja?
ADRIANA: (levanta a máscara) Fazer o que né fofa? Eu sei que sou linda por isso todos os meninos querem ficar comigo, mas pelo menos eu fico com crente, pior você que fica com qualquer um.
LETÍCIA: Ah, então se “menina corrimão” não tem problema, desde que seja com crente?
ADRIANA: Como você é ridícula, vivia se escondendo atrás da imagem de santa e agora quer me dá lição de moral (ficam discutindo).
LUCAS: Parem agora vocês duas! Vocês não estão vendo que o Sérgio só tá arrumando confusão? Vocês acham que a Letícia ia ficar arrumando namorado pela internet?
SÉRGIO: Porque não Lucas? Você que se diz tão certinho, mas vive entrando em site pornográfico, porque a Letícia não poderia ficar com os amigos da net?
LUCAS: (tira a máscara) Que mentira, eu só entro de vez em quando! (tenso, pois percebe que acabou de se entregar).
SÉRGIO: Haha, quanta hipocrisia! Sempre não pode, mas de vez em quando não tem problema? É por essas e outras que eu não sou evangélico.
ANDERSON: Poxa, Lucas, logo você que eu pensava que não fazia isso.
LUCAS: Quem é você para me condenar, Anderson? Logo você que vive nas baladas, tomando cerveja com os amigos e contando piada suja? E ainda tem a cara-de-pau de dizer que é para evangelizar!
DENISE: Chega! Eu que não fico aqui, nem mais um minuto!
THIAGO: (tom de deboche) Porque Denise? “Você está com medo”?
DENISE: Eu não, medo do que?
THIAGO: Ah, sei lá, de revelarem uns podres de você.
DENISE: Não tem podre nenhum, ao contrário de você que anda com uma turma da pesada fora da Igreja e eu aposto que você anda puxando uns tragos de vez em quando!
THIAGO: (tira a máscara) Puxo sim, e daí? Pelo menos eu sou sincero, o que você vai fazer a respeito, sua santarrona?
CLÁUDIA: Santarrona? Ah tá, a suja falando do mal lavado!
DENISE: O que você quer dizer com isso, heim, pirralha?
CLÁUDIA: Para de fingimento Denise. Você sabe muito bem que não é nenhum exemplo fora da Igreja, você vive desobedecendo nossos pais, mentindo igual uma doida e ainda namora há dois anos com um garoto da escola.
DENISE: (tira a máscara) Como você é ridícula Cláudia! O pai e a mãe sabem do meu namoro, eles só não falam nada porque tem vergonha, aliás, eles brigam o dia inteiro, nem se respeitam mais, vão falar o que de mim? E você Dona. Cláudia, (tira a máscara) fica ai dizendo que ora, jejua e se mantém longe das coisas mundanas né? Mas só se for dentro da Igreja, porque fora queridinha, eu é que tenho que aguentar seus palavrões, suas músicas mundanas e ah, e ver você saindo com roupa indecente. (ênfase) Bem santa né?
SÉRGIO: Não sei quem é o pior de vocês! Bando de hipócritas! Por isso não acredito em Deus, porque se Ele existe, vocês o envergonham todos os dias!
LETÍCIA: Você se acha muito esperto, Sérgio, mas você sabe muito bem que esperteza não leva ninguém para o céu.
SÉRGIO: E ficar com um monte de gente que você nunca nem viu na vida é passaporte garantido pra ir pra lá, né?
LETÍCIA: Pra você pode não significar nada, mas todas as vezes que eu ficava com você, ou com qualquer outro menino eu ficava me odiando por dentro, chegava em casa e desabava a chorar, porque me sentia suja, indigna de Deus.
SÉRGIO: Grandes coisas! Pra mim você continua sendo uma mina fácil! Mas na boa, um conselho de amigo, ao invés de ficar se lamentando, porque você não sai logo da Igreja? Um pecado a menos.
LETÍCIA: Você tem razão, eu preciso fazer uma escolha, mas eu não vou escolher o pecado, eu escolho a Deus.
SÉRGIO: Ah é? E quantas vezes você já não disse isso lá na sua Igreja e quando saiu de lá fez as mesmas coisas? Eu não acredito nisso.
LETÍCIA: Sérgio, realmente eu já fiz isto várias vezes, aliás, quase todo o domingo eu ia receber oração e quando saia fazia as mesmas coisas, mas era assim, porque eu achava que poderia viver dos dois lados, porque eu tirava minha máscara quando entrava na Igreja e deixava ela guardadinha, até sair e colocar de novo. Mas agora vai ser diferente, porque eu não quero mais usar a máscara (joga a máscara fora) eu quero ser cristã de verdade, aliás, eu sempre ouço que Jesus é a Verdade que liberta, e é essa Verdade que eu quero viver.
Senhor, (oração) sou pecadora, não sou digna de Ti, mas em nome de Jesus, me perdoa Senhor. Eu não quero mais ser assim, suja, não quero mais ser motivo para as pessoas apontarem e condenarem, não quero mais ser uma menina fácil, quero aceitar a Sua vontade, ainda que seja difícil. Limpa a minha vida com Teu sangue, me veste de roupas brancas, restaura Senhor a minha vida, eu quero viver somente para Ti Jesus.
(Ficam todos olhando atônitos)
CLÁUDIA: Denise, eu quero te pedir perdão, porque apesar de nós sermos irmãs, eu tenho muita inveja de você.
DENISE: Eu também quero te pedir perdão, Clau, eu sou sua irmã mais velha, e deveria te ensinar, mas como vou falar de Deus se nunca tive uma experiência com Ele?
CLÁUDIA: Chega de mentiras, chega de desculpas para não servir a Deus direito.
(Denise e Cláudia, jogam fora às máscaras e oram)
DENISE: (oração) Senhor, muda as nossas vidas, eu sei Senhor que ficamos falando que somos rebeldes porque nossos pais estão em conflito, mas Deus, eu quero ter uma experiência Contigo.
CLÁUDIA: Isso, ó Pai, restaura nossas vidas, e através de nós, restaura o nosso lar. Perdoa os nossos pecados, muda nossas vidas, tira o amor pelo mundo do meu coração e que o Senhor tome o primeiro lugar das nossas vidas.
LUCAS: (joga a máscara fora) Senhor, minha carne é fraca Pai, mas isso não é desculpa, pois sei que se o Espírito estiver melhor alimentado vencerá a carne, por isso eu te peço Senhor, me esvazia de mim, me dá força, me liberta do vício da pornografia e de todos os outros, limpa meus olhos, minha mente e o meu coração. Toma Senhor o primeiro lugar da minha vida, não quero me esconder mais, quero poder chegar diante de Ti com o coração em paz, com a paz que só o Senhor pode dar. Me perdoa Senhor, em nome de Jesus.
ANDERSON: Sérgio, talvez você esteja pensando que isso aqui é tudo fingimento. Eu errei muito, e o pior, fiquei dando desculpas para os erros, me escondi atrás da máscara da amizade achando que se eu falasse que era para evangelizar ninguém iria condenar minhas práticas. Mas eu estava errado, essa máscara é uma ilusão, porque, por mais que eu conseguisse enganar os homens eu nunca consegui enganar a Deus, e eu quero mudar, não quero usar mais essa máscara (joga a máscara fora), mas antes de orar entregando toda a minha vida a Deus, eu queria te convidar a fazer o mesmo, a tirar a máscara.
SÉRGIO: Eu não uso máscara, não sou como vocês!
ANDERSON: Tem certeza que você não usa? Você já parou pra pensar que essa auto confiança, esse desejo de criticar os evangélicos, esconde em você uma frustração de não conseguir ser um cristão, e um vazio no qual você tenta preencher com prazeres carnais, mas só te deixa mais vazio?
SÉRGIO: (tira a máscara) E pra que eu vou ser cristão, se vocês não vivem conforme Cristo ensinou?
ANDERSON: Sérgio, para de dar desculpa, eu não tenho mais máscara, enquanto tinha uma estava cego, mas agora sem ela eu posso ver. Você está vendo essas pessoas aqui ajoelhadas? Você lembra que coisas horríveis foram faladas delas aqui? E agora elas estão buscando a Deus, pedindo por transformação. Enquanto nós estávamos nos escondendo atrás de uma máscara, tínhamos prazer na mentira, mas agora nós podemos ver que por mais dura a verdade, ela ainda é melhor. Jesus é a Verdade que liberta Sérgio, Ele pode te libertar do pecado, do vício, da falta de paz!
SÉRGIO: Você acha que é fácil, Anderson? Você acha que vai ser fácil chegar pra minha família amanhã e dizer: Gente, olha agora eu sou crente! Ou pros meus amigos e falar, galera foi mal, não vou mais em balada porque agora eu virei crente?
ANDERSON: Sérgio, eu sei que não é fácil, só que o caminho mais fácil, nem sempre é o melhor. Sabe qual é o caminho mais fácil? É viver na mentira, é usar uma máscara e tentar fingir ser outra pessoal. Mas sabe qual é o problema da máscara Sérgio? É que ela não nos esconde totalmente e um dia ela cai. Pra que vamos viver, escondidos, se podemos ser livres? Livres para não pecar, livres para adorar a Deus, livres para poder andar na rua sem ser apontado como um marginal!
SÉRGIO: (joga a máscara fora) Eu quero ser livre, eu quero, Jesus por favor, me liberta!
ANDERSON: (abraça Sérgio e ora) Senhor, primeiro eu queria Te pedir perdão, por tudo que fiz de errado, também quero Te pedir para transformar minha vida, eu quero mudar, mas sozinho eu não consigo, me transforma Senhor, me ajuda viver somente para Ti, toma Senhor, o primeiro lugar da minha vida. E o Sérgio Senhor, perdoa ele também, o torna Teu filho, enche ele do Espírito Santo, em nome de Jesus.
ADRIANA: (joga a máscara fora) Jesus, eu sempre dei prioridade para o que não valia a pena, se a roupa que eu estava era de marca, se meus amigos eram bem de vida, nunca quis saber de ter um relacionamento contigo, mas Deus, isso não me levou a nada, por favor, transforma minha vida, Senhor, de tal modo que o Senhor seja minha prioridade. Me perdoa, pelo preconceito, por pisar nas pessoas e principalmente por nunca ter Te buscado de verdade. Mas agora, eu quero ser diferente, quero que as pessoas olhem pra mim e me vejam não como uma menina fútil, mas como uma mulher de Deus. Em nome de Jesus.
(Thiago, começa a olhar de um lado para o outro, sem saber para onde ir)
THIAGO: Não, eu não posso viver sem ela (agarra a máscara) o que as pessoas vão pensar de mim? Eu fumo sim, mas é só para agradar a galera que eu ando, eu não posso colocar minha popularidade em risco, eu não posso viver sem minha tão amada máscara! Ela sempre foi minha companheira, ela sempre me deu de tudo, eu não posso viver sem ela, foi mal Jesus. (sai e encontra com André que não usa máscara).
ANDRÉ: Que foi Thiago? O que aconteceu?
THIAGO: Aconteceu que eu odeio a verdade!
ANDRÉ: Como assim? Eu não estou entendendo.
THIAGO: Eu não gosto da verdade, nós fomos jogar o jogo da verdade e eu me dei mal, fui desmascarado, eles ai (apontando) resolveram mudar, mas eu não posso viver sem máscara, ninguém vai me aceitar do jeito que eu sou, a verdade acaba comigo.
ANDRÉ: Thiago, quem acaba com você é a mentira! Você não quer jogar o jogo da verdade, mas tá jogando o jogo da mentira. Se a a verdade acaba com o seus prazeres mundanos, a mentira acaba com sua vida espiritual!
THIAGO: Eu não consigo viver sem a mentira, ela é necessária na minha vida!
ANDRÉ: Não é! Você está escravizado pela mentira, mas a verdade, que é Jesus, pode te libertar! Você disse que a verdade acabou com você? Então deixe que a verdade mate o Thiago carnal e faça nascer uma nova criatura!
THIAGO: Não dá.
ANDRÉ: Porque não dá Thiago? Jesus é a Verdade que liberta, que desculpa você vai dá para Ele?
THIAGO: Desculpa nenhuma, só vou dizer que foi mal Jesus, não deu. (sai)
(Toca uma música de fundo, André começa a orar “em off” pelas pessoas que estão ajoelhadas enquanto Thiago vai embora e se envolve numa discussão que deverá ser gravada em fita, ao final, todos devem se abraçar em sinal de confraternização).
Diálogo Gravado
THIAGO: Salve, salve, brow. Beleza?
TRAFICANTE: Beleza mano, aeh, Thiago, tu vacilou cara, tu foi dar pó pras mina, os gambás baixaram tudo na favela.
THIAGO: Vacilão é você mano, as mina mó truta e você não queria dá da boa pra elas, eu fui lá e dei sim, que que tem?
TRAFICANTE: Tem que tu é um vacilão, nóis podia tudo ter ido em cana meu.
THIAGO: Ah mano, aeh véio, eu não tenho nada a ver com isso não cara.
TRAFICANTE: Ah não é?
THIAGO: Que isso cara, endoidou foi?
TRAFICANTE: Tá ligado que tu tá sujo nas parada né véio.
THIAGO: Que isso cara, a gente é irmão;
TRAFICANTE: Aprende uma coisa, Zé mané, na gíria do pó e pedra, só é irmão quem sabe dançar conforme a música, e tu vacilou cara, agora tu vai vacilar lá no inferno.
THIAGO: Peraí cara, vamos conversar mano (som de tiro).
THIAGO: Ai, foi mal Jesus, não deu.
ATO III – O ENTERRO DE THIAGO
(Os amigos de Thiago entram trazendo seu caixão por meio da plateia e o colocam na frente dela, desapontados ficam ao redor, enquanto André faz o discurso).
ANDRÉ: Hoje, com muita tristeza, nós estamos participando de algo que nunca imaginamos na vida. O Thiago era um grande amigo, um rapaz que te fazia rir, que amava brincar, mas acabou morrendo por causa de uma destas brincadeiras. O Thiago brincou com Deus, com sua vida espiritual, com ele mesmo. Hoje ele está morto porque não quis morrer para o pecado, preferiu morrer para a vida do que para o pecado. Preferiu o jogo da mentira ao invés da verdade. Mas apesar de tão diferentes, os jogos da mentira e da verdade, tem algo em comum, eles são mortais, a mentira mata nossa vida espiritual, e a verdade, mata nossa natureza pecaminosa. O Thiago vai deixar saudade, muita saudade, mas principalmente vai nos deixar a lição de que nossas escolhas têm consequências, ele pode escolher a vida, mas preferiu correr a passos largos para a morte. Que hoje, junto com o Thiago, nós enterremos nossa falta de compromisso com Deus, nossos desejos pecaminosos, nossas brincadeiras com a vida espiritual. Somos falhos, somos imperfeitos, mas temos um alvo a seguir e este alvo é Cristo, que tudo que nos impede de alcançar este alvo, seja enterrado a cada dia, porque ainda que seja difícil, é melhor vencer cada dia os obstáculos com Cristo, do viver a ilusão mortal da mentira.

Depto de Teatro do CAAD (Conj. de Adolescentes da Assembleia de Deus, Min. do Belém - SP)

 

Os cristãos, o ódio e as redes sociais - do Mensagem Edificante para Alma de Josiel Dias

Creio que a verdade, precisa ser dita, no entanto, discordo da agressividade, bem como do ódio destilado da boca e do coração daqueles que se dizem cristãos
Ultimamente tenho reparado tanto nas redes sociais quanto nos mais variados BLOGS uma enorme apologia ao ódio. Pois é, confesso que estou impressionado com o número de pessoas que no intuito de defenderem suas opiniões vociferam todo tipo de acusações, mentiras, rancores e desrespeito.

Ora, não estou com isso defendendo o fato de que não podemos discordar das opiniões alheias. Longe disso! Creio que a verdade, precisa ser dita, no entanto, discordo da agressividade, bem como do ódio destilado da boca e do coração daqueles que se dizem cristãos.

O Facebook é um claro exemplo disso. Na semana passada quando a imprensa mundial anunciou a morte da ex-primeira ministra Margareth Thatcher impressionou-me a quantidade de mensagens celebrando o fim daquela que ficou conhecida como a "dama de ferro." O que falar então da polêmica Marco Feliciano? De todos os lados o que mais lemos são afrontas, gritos e berros virtuais amaldiçoando, criticando e xingando o deputado paulista.

Caro leitor, as Escrituras são claras em afirmar que “O ódio excita contendas” (Provérbios 10:12). Nosso Senhor ensinou que os seus discípulos seriam reconhecidos pelo amor. "Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros". (João 13, 35). Provérbios diz que “melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17). Se não bastasse isso, Jesus afirmou que os seus seguidores deveriam amar até os seus inimigos. (Mateus 5:43-48)

Prezado amigo, à luz destes versos bíblicos pergunto: De que maneira você tem lidado com as opiniões diferentes das suas? De que forma você tem usado o Facebook e as redes sociais? Tem sido você um propagador do ódio ou como discípulo de Cristo tem amado àqueles que lhe afrontam e desrespeitam?

Para que fique claro, vale a pena ressaltar que não estou incentivando a mudez cibernética! Muito pelo contrário, você tem direito de expor suas opiniões e percepções, mesmo porque, pela graça de Deus vivemos num Estado democrático de direito que nos permite isso. O que combato são as agressões verbais, debochadas, escrachadas, humilhantes que denigrem pessoas demonstrando com isso que verdadeiramente não temos entendido os ensinamentos das Escrituras.

Isto posto, encerro este artigo dizendo: que o ódio ao próximo é uma marca inquestionável do estado de depravação humana. Quando odiamos pessoas demonstramos a nós mesmos quão pecadores somos e quão distantes estamos da graça de Deus.

Pense nisso!
Por Renato Vargens
Guiame

Evangelização na internet, conquistando discípulos para o Reino. - do A TENDA NA ROCHA de Wilma Rejane






Wilma Rejane


  • Pedro, você já digitou as mensagens para o grupo de jovens de Betânia?
  • Sim, Mestre, enviei por e-mail hoje cedo e recebi alguns testemunhos de cura de doenças e restauração de ânimos.
  • Tiago, precisamos agendar um curso de blog para o pessoal em Emaús, eles estão bem dispostos a evangelizar além de suas fronteiras.
  • Senhor, não podemos esquecer de alertar os discípulos sobre as armadilhas da internet, diz João.
  • Verdade, João, as sete igrejas principalmente.


Esse é um diálogo fictício entre Jesus e os discípulos retratando a evangelização na era da internet. Um universo que cresce a uma velocidade incrível, fazendo parte do cotidiano de 82,4 milhões de brasileiros e de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, e enquanto você lê os números dessa estatística ela já cresceu. Nunca nenhuma invenção no campo das comunicações conquistou público tão numeroso em curto espaço de tempo. Se o telefone convencional levou em média 13 anos para alcançar 50 milhões de usuários, a internet alcançou essa mesma marca em apenas quatro. Diversidade de informação, agilidade e alcance são algumas das vantagens da rede que pode ser acessada a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar do planeta!

Criada com objetivos militares em plena Guerra Fria, nas décadas de 70 e 80, a internet serviu de estratégia às forças armadas norte-americanas, era preciso ter algo que assegurasse a comunicação, caso os meios convencionais como rádio e TV fossem destruídos. O boom da invenção, contudo, aconteceu na década de 90 quando estudantes e professores universitários descobriram que através de alguns cliques no mouse poderiam enriquecer seus conhecimentos. Nessa época ainda não era possível renovar os ânimos lendo devocionais matutinos ou mensagens inspiradas em blogs cristãos. A verdade é que os cristãos resistiram um pouco à “nova mania” que de perto e de longe, parecia concorrer com o ideal de vida cristã, afinal passar tempo em frente a tela de um computador poderia desvirtuar a comunhão, roubar o tempo, atrapalhar os relacionamentos e corromper a fé. Todos esses medos ainda permeiam o meio cristão, que hoje é bem mais consciente de que os perigos existem tanto na esfera virtual quanto física e real. À semelhança do planeta Terra, a internet é um mundo de coisas boas e ruins onde a consciência dirige nossas escolhas, o bem e o mal estão a distância de um clique.

E de clique em clique, o mundo se mobiliza de forma diferente depois do surgimento da internet: empresas focam seu marketing baseadas na interatividade e comportamento dos consumidores, pessoas anônimas viram estrelas do dia para a noite, a informação pode ser oferecida em tempo real, sem limite de fronteiras (vencendo emissoras de TV, rádio e imprensa escrita), a pesquisa virtual também tem substituído as tradicionais enciclopédias, enfim, poderíamos relacionar muitas adaptações sociais ocorridas pós-surgimento da internet, contudo é impossível enumerá-las devido à vastidão do universo de coisas criadas e reformuladas.

Reformuladas também foram as formas de apregoar as Boas Novas do Evangelho considerando a era da escala mundial que interliga milhões de computadores. A Associação Evangelística Billy Graham, conhecida mundialmente desde 1950, tinha como uma de suas estratégias mais eficazes a realização de cruzadas que conduziam milhares de pessoas de todas as nacionalidades a Cristo Jesus. Com o advento da internet, o famoso ministério de um dos maiores evangelistas dos últimos tempos foi modificado: investir em evangelismo via internet é atualmente e desde 2009 a principal meta. Esse relato comprova o quanto o mundo se adequa às necessidades geradas pelo surgimento da internet. A inserção ao mundo digital faz parte da estratégia de crescimento de toda e qualquer instituição moderna.

“E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, acessou um blog que falava de Jesus, creu em Sua Palavra e foi curada. Porque dizia consigo: se eu tão somente crer que Jesus é vivo e real, ficarei sã” Mt 9:20,21 (adaptação com ficção)

A igreja evangélica é uma instituição de caráter físico e espiritual que desde seus primórdios fez uso de todos os meios de comunicação possíveis e até impossíveis para transmitir as Boas Novas do Evangelho. No livro de Atos dos apóstolos encontra-se o relato de um encontro entre o discípulo de Jesus chamado Filipe e o eunuco, mordomo-mor de Candance (Atos 8:25-40). O mordomo lia a Palavra de Deus e não compreendia, tinha fé, mas não a havia despertado tão somente por falta de alguém que lhe comunicasse as Boas novas da salvação, e eis que Deus promove o encontro dos dois homens. O mordomo ouve, acredita, se arrepende, se batiza e é salvo! E depois de tudo, Deus transporta Filipe pelos ares em forma de arrebatamento! Deus usa o arrebatamento para levar Filipe de um lugar a outro para ministrar a Palavra e faz com que ele chegue até o eunuco na hora exata da leitura das Escrituras. Isso não é fantástico?



Imaginemos essa maravilhosa passagem Bíblica adaptada para os tempos de internet.



“E o mordomo-mor de Candance, tinha ido a Jerusalém adorar e assentado em seu carro, abriu seu notebook conectado a um modem 3g e acessando a Bíblia online, lia o livro do profeta Isaías, parando no capitulo 53 que falava de um Cordeiro mudo e inocente que fora sacrificado para trazer vida à terra, ficou curioso para saber de que se tratava. Pesquisando no Google encontrou o blog de um cristão chamado Filipe que de forma simples e profunda explicou que o Cordeiro era Jesus, filho de Deus, o Messias Salvador, todo o que Nele cresse seria salvo. O mordomo creu, a mensagem de Filipe foi como bálsamo para seu ser. O mordomo fecha seu notebook e sai em direção ao Rio Jordão para ser batizado. E Deus transporta Filipe a outros corações através da rede mundial de computadores” Atos 8: 25-40. (adaptação com ficção)

Evangelizar significa propagar as Boas Novas do Evangelho, fazer missões, e cada discípulo que se propõe a realizar esse trabalho por vocação, chamado e amor ao Reino de Deus é assim como aquele semeador da parábola de Jesus que espalha sementes em vários tipos de solos sem saber qual semente prosperará. Evangelizar através da internet é esse campo que alcança milhões de vidas, mas o evangelista não tem noção de quantas vidas serão alcançadas por sua mensagem. Não se sabe em que lugar do globo terrestre a semente irá germinar, e se isso é motivo de alegria para alguns blogueiros evangélicos, é motivo de desânimo para outros que gostariam de apalpar os frutos de sua labuta. Muitos desistem como soldados feridos em combate, por não enxergarem o medidor de acessos contabilizar centenas ou milhares de visitas; outros, por não receberem comentários em seus artigos, e assim a blogosfera evangélica se desfalca.

Comecei a blogar em Dezembro de 2007, tinha em meu coração um fervor diário por falar do amor de Jesus. Havia me convertido em 2003, após perder a visão do olho direito (recuperei a visão após transplante de córnea em 2011) e tão logo me tornei cristã, recebi a missão de ser professora da classe de senhoras de uma tradicional igreja Batista no litoral do Piauí. Não tive dúvidas de que Deus havia me comissionado para o ensino de Sua Palavra, mas nossa família mudou de cidade, viemos para Teresina em 2005 e como novata na igreja local, não encontrei ministério para atuar. Frustrada e triste, me contentava em escrever mensagens em casa, em alguns cadernos que ainda hoje guardo como lembrança. Foi meu esposo Franklin quem teve a ideia de criar um blog para que eu pudesse publicar as mensagens. O blog A Tenda na Rocha foi um presente de Natal de meu esposo que queria me deixar mais feliz, e assim, após alguns anos de criado, Deus prosperou o que considero um ministério virtual. Um livro com artigos do blog foi publicado nacionalmente pela Editora Oxigênio, esgotando em pouco mais de dois meses. Uma segunda tiragem foi feita pela editora Novo Século. O livro do blog, intitulado Às Margens do Quebar está indo muito bem, para glória de Deus!

Esses são alguns frutos de anos de trabalho dedicados a publicação de artigos no blog. Seria muita pretensão de minha parte dizer que sou boa no que faço, ao invés disso escolho pronunciar a argumentação do filosofo Sócrates: “só sei que nada sei”, porque enquanto houver vontade e disposição em aprender e vencer as limitações de toda sorte (tempo, escrita, criatividade, interatividade e outras), continuarei caminhando. E se é verdade que vencedor não é aquele que chega primeiro, mas o que nunca desiste, eis-me aqui. E eis-nos aqui.

E para você que lê esse artigo, blogueiro ou não, quero dizer que através de minha experiência aprendi que o caminho do reconhecimento é construído dia após dia. Se persistimos com determinação, paixão, zelo e sobretudo com a benção de Deus que se alegra em nós quando nos alegramos Nele, uma hora se colhe os frutos. E mais: os frutos serão apenas uma amostra, porque Deus faz através de nós muito mais do que podemos ver, ouvir ou falar. Evangelizar através da internet não nos dá dimensão exata, nem mesmo inexata, de nosso trabalho, mas quão grandioso será encontrar na glória pessoas que chegaram ao conhecimento de Cristo Jesus através de algo que publicamos, do nosso testemunho!

“Saudai aos irmãos que estão em Laodiceia e a Ninfa e a igreja que está em sua casa. E quando esse e-mail tiver sido lido por vós, repasse-o a toda igreja” Colossenses 3:15-16 (adaptação com ficção)

Diversidade de Conteúdo

Expus alguns dos motivos pelos quais é tão importante publicar conteúdo cristão na internet. Falamos de blog, mas ainda existem outros meios a serem utilizados na pregação do Evangelho via rede de computadores:

- Folhetos virtuais
- Programas de rádio e TV via internet
- Produção de vídeos
- Slides
- Publicação de livros evangelísticos em formato virtual
Entre outros.

Devocionais e estudos Bíblicos, compõem a maioria do conteúdo dos blogs evangélicos na atualidade, mas é possível diversificar e inovar na publicação de conteúdos com:

- Charges
- Quadrinhos
- Ministério de dança
- Teatro
- Artesanato
- e infantil que abarca grande variedade de assuntos: historinhas bíblicas, confecção de aulas para EBD, passatempos, desenhos, etc.

O advento dos blogs revolucionou a imprensa. É possível encontrar pessoas “anônimas” desenvolvendo excelentes trabalhos, são revelações que vieram à tona graças à liberdade concedida pela internet e assim cresce quem publica e quem acessa o material publicado.

Manter um blog evangélico é levar as Boas Novas do Evangelho a lugares que jamais teríamos condições de ir fisicamente, porém lá estamos virtualmente. Nos lugares mais longínquos onde houver condições de acesso a internet, vidas podem ser restauradas, salvas, curadas pela mensagem de um blogueiro cristão. Em uma pequena ilha do pacífico, à distancia de um clique, alguém poderá ter suas lágrimas enxugadas, seu riso de volta, pela alegria de compreender e receber Jesus em seu coração. Assim como aconteceu com o relato de Filipe e o mordomo-mor de Candance em Atos 8.

Em minha trajetória de blogueira cristã, tenho tido a satisfação de ver Deus agir através de simples escritos. O blog a Tenda na Rocha, que inicialmente contabilizava apenas dezenas de acessos, cresceu e já são milhares de pessoas que diariamente leem as mensagens ali publicadas, e o mais importante: testemunham sobre o mover de Deus em suas vidas. Um dos casos que muito me marcou foi o de uma senhora residente no município de Boa Hora - Piauí. Ela padecia de depressão grave, desejo de morte e apatia, em tratamento com psicólogos e psiquiatras, sem sucesso. Após ler o livro do blog Às Margens do Quebar, um artigo intitulado “A Depressão do Profeta Elias”, ela disse que algo mudou dentro dela: “Puxa, Elias era amado por Deus e teve depressão? Então Deus me ama?”. Parte de sua tristeza vinha de pensar que Deus não a amava. Ao terminar a leitura do livro, ficou absolutamente curada. Jesus a curou! Eis os frutos do trabalho de um blogueiro cristão: vidas, que não se podem comprar, mas que foram resgatadas pelo sangue precioso de Jesus. E nós somos ministros do Evangelho em uma era que a comunicação virtual clama por obreiros. Afinal de contas, existe todo um acervo de pornografia e outros males disponíveis gratuitamente a qualquer hora do dia para quem quiser. À distância de um clique o mundo navega entre paz e guerra, céu e inferno.

Internet e Pandora

Em metáfora, pode-se ainda comparar a internet com a caixa de Pandora, objeto da mitologia grega, ligado à mulher de mesmo nome. Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus, em sua companhia estava sempre uma caixa – Bela por fora, mas repleta de males por dentro – Pandora, não resistindo à curiosidade, abre a caixa liberando todos os males, mas miraculosamente havia um dom na caixa: a esperança, ela estava no finalzinho, bem no fundo. Assim, depois de liberados todos os males, restou a esperança e através dela tudo o mais poderia voltar à ter boa vida.

A internet é essa caixa: atraente e bela, contendo bem e mal. Se o bem, em forma de esperança não age no ambiente virtual, tudo o mais fica contaminado. E que se diga: bem é Deus, Evangelho e tudo o mais que proporciona crescimento saudável na vida dos internautas. O bem chega de forma diversa, por pessoas que têm em si o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. Chega através de pessoas que se empenham não apenas por serem vistas, mas por serem ouvidas pelo que pensam, e esse pensar sendo capaz de mudar o cotidiano para melhor.

Não posso concluir esse artigo sem falar da importância que tem para um blogueiro cristão ser autêntico e ético em todo o conteúdo disponível em seu blog. Opinião própria gera autenticidade : deixe sua marca registrada na blogosfera.




*Wilma Rejane Neri Moura é jornalista, Bacharel em Teologia e Licenciada em Filosofia pela UFPI. Professora da rede pública de ensino em Teresina-Pi, onde reside. Casada com Franklin Moura, mãe da Joyce, do Filipi e vovó da Sofia. Edita desde 2007 o blog A Tenda na Rocha.

Este ensaio foi originalmente publicado em Blogs Evangélicos; O Impacto da Mensagem Cristã na Internet. 1a. Edição., organizado por Valmir Nascimento. Visão Cristocêntrica: Campina Grande [PB], 2013.